O Brasil é campeão mundial em reciclagem de latas de alumínio

Processo de Reciclagem

A Reciclagem do Alumínio

Veja abaixo, as principais etapas da reciclagem do alumínio:

Processo de fabricação

Índice de Reciclagem de Latas de Alumínio

Indice de fabricação


Fontes: ABAL, Assossicação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade, The Japan Aluminium Recycling Assossiation, Cámara Argentina de la Industria del Alumínio y Metales Afin, The Aluminium Assossiation, EEA - European Aluminium Assossiation.

A Latasa atua nas principais etapas da reciclagem de latas de alumínio. Quando acontece o descarte pós-consumo, as latas são coletadas por catadores que as vendem para cooperativas, pequenos, médios e grandes sucateiros. Estes, por sua vez, vendem a sucata de latas para grandes indústrias como a Latasa.

A partir disso, a Latasa prensa o material em seus Centros de Coleta, que estão nas principais capitais do Brasil, e a sucata segue para os Centros de Fundição, em Pindamonhangaba - SP, onde passa por equipamentos de alta tecnologia para desenfardamento, separação de impurezas e picote do material. Depois disso, é encaminhado para os fornos rotativos e de revérbero.

O alumínio é, então, fundido a 700°C e transformado no principal produto da empresa, o alumínio líquido.

Com o alumínio líquido é também possível fabricar os lingotes. Os dois produtos são vendidos para uma empresa laminadora, que fabrica as chapas de alumínio e as vende para empresas que produzem as latas de alumínio. O produto final (latas de alumínio) irá, então, para empresas de bebidas como cerveja e refrigerantes, por exemplo.

Estas empresas preenchem as embalagens com seu produto e as comercializam em supermercados, hipermercados, distribuidores, etc.

A lata de alumínio passa por todo este processo em apenas 30 dias.

Segundo dados da ABAL (Associação Brasileira do Alumínio) e Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade), o Brasil é campeão em reciclagem de latas de alumínio desde 2001, reciclando 98,3% das latas vendidas (números apurados em 2011).